5 maneiras de manter os funcionários motivados
Publicado em junho 4, 2019

5 maneiras de manter os funcionários motivados

Você fez a Pesquisa de Clima Organizacional na sua empresa e identificou que muitos colaboradores não estavam satisfeitos com o ambiente de trabalho? Saiba que algumas companhias ainda sofrem com o descontentamento dos colaboradores. Quando o baixo desempenho ocorre em setores específicos como a TI, por exemplo, é possível fazer programas de incentivos específicos. Mas e quando a quantidade de funcionários motivados é menor do que o esperado? O que fazer nesses casos? Confira as 5 dicas que preparamos para você!

1. Aumente a variedade de benefícios

Um talento, que não está satisfeito com o seu ambiente de trabalho, tende a procurar novas oportunidades. Então, que tal ser proativo(a) e pensar em benefícios para reter os colaboradores? Para a saúde e bem-estar, por exemplo, tem o GYMPASS. Com uma única mensalidade, o colaborador pode fazer várias modalidades de atividades físicas em academias espalhadas pelo Brasil. Outra opção é oferecer ginástica laboral. Durante 15 minutos, os funcionários podem fazer os alongamentos necessários para melhorar a postura.   

Se você sabe que alguns trabalhadores têm interesse em comprar algum bem material caro como um carro, por exemplo, considere incluir uma opção de empréstimo consignado privado. Assim você pode ajudá-los a realizarem um sonho bem mais rápido e, ao mesmo tempo, deixá-los motivados.   

2. Desenvolva treinamentos para as lideranças

Segundo a pesquisa “Talent 2020”, da Delloite, os colaboradores ficam mais motivados quando confiam nos seus líderes. Eles querem receber informações claras sobre as estratégias da empresa e precisam acreditar que os seus superiores têm as habilidades necessárias para executá-las. Por isso, oferecer treinamento qualificado às lideranças é importante para fazer os talentos continuarem interessados nas suas funções. Incluir estratégias de cursos presenciais e/ou a distância podem melhorar a transparência dos superiores com as equipes.

3. Tente incluir a opção de trabalho flexível

O estresse gerado pelo trânsito no deslocamento entre a casa e o trabalho pode fazer os funcionários ficarem menos interessados em continuar na empresa. Para evitar essa evasão, tente incluir a opção de trabalho remoto em alguns dias da semana. Só fique atento às leis trabalhistas para não gerar risco jurídico ao negócio.

Algumas empresas não conseguiriam incluir essa prática, pois precisa dos funcionários, presencialmente, como é o caso dos seguranças e porteiros. Então, outra alternativa é dar folgas para os colaboradores nos dias de menor movimento ou demanda, caso haja a autorização dos superiores deles.

4. Mantenha os funcionários motivados com um ambiente melhor

Fique tranquilo(a)! Nós não estamos falando em fazer uma reforma! Você pode incentivar uma pessoa da área de Marketing, por exemplo, a se alocar no RH durante 15 dias. Essa atitude pode melhorar o networking de ambas as partes. Quem sabe em algumas conversas, o profissional alocado pode verificar alguma oportunidade de melhoria? Vale lembrar que é importante a integração do funcionário em outro setor.

5. Desenvolva um plano de carreira bem estruturado

Os colaboradores gostam de se empenhar em um trabalho com possibilidade de crescimento. Mostrar que a promoção é possível com meritocracia é uma das melhores estratégias de motivação. Os talentos gostam de desafios. Eles querem estar em um ambiente onde é possível desenvolver as habilidades. Estabelecer um plano bem estruturado permite que os colaboradores vejam futuro em uma companhia e se empenhem para chegar lá.

Diante disso, nós vimos que algumas ações podem manter os funcionários motivados. A inclusão de benefícios como o crédito consignado privado, por exemplo, pode ser a dica mais simples de colocar em prática. Saiba mais sobre o benefício de crédito consignado nas empresas!

Categorias:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *