Turnover: descubra como diminuir os pedidos de demissão na sua empresa
Publicado em junho 4, 2019

Turnover: descubra como diminuir os pedidos de demissão na sua empresa

O RH escolhe o melhor candidato para uma vaga aberta na empresa. Ele fica alguns meses, mas antes de completar um ano… pede demissão! Essa situação é bem familiar na companhia que você trabalha, certo? Se isso é um fato isolado, então não vai impactar a meta de turnover da sua equipe. Agora quando a rotatividade voluntária é maior do que o esperado é hora de rever as estratégias de retenção de talentos. Neste artigo, você vai ver como reverter esse quadro!

Realize pesquisas de opinião

O ideal é fazer um diagnóstico para verificar o que pode ser mudado tanto para reter aquele talento quanto para evitar a saída de outras pessoas. Nada melhor do que um questionário ou uma conversa informal para saber as reais motivações do pedido de dispensa. É ideal que o RH deixe bem claro que todas as respostas são confidenciais. Ao cruzar os dados de todos os ex-funcionários, você vai ter informações valiosíssimas sobre por onde começar a mudança.

Seja uma marca empregadora

Hoje são as pessoas que pretendem obter uma vaga que escolhem a empresa, não o contrário. Elas pesquisam sobre a reputação da companhia em sites como a Love Mondays e Catho. As redes sociais como LinkedIn, Facebook e Instagram são fontes de informação para o candidato antes do processo seletivo. Uma marca empregadora precisa entender que a imagem dela na internet deve refletir o dia a dia da organização. Só assim, o novo funcionário não cria uma expectativa e se decepciona quando finalmente vai exercer a função.

Diminua o turnover com bem-estar

Qual funcionário não quer se sentir bem durante o expediente? Realize uma pesquisa de Clima Organizacional e, com base nele, desenvolva ações direcionadas para cada setor. Por exemplo, se você identificar que os colaboradores de TI querem sair, porque não há um sistema de promoção meritocrático, tente incluir um processo seletivo interno mais justo. Isso pode aumentar a satisfação dos funcionários e a permanência deles.


Invista em Comunicação Interna

Você, gestor(a) de Rh, pode fazer parcerias com a área de marketing para divulgar campanhas de incentivo aos funcionários. A estratégia é fundamental para deixar os colaboradores bem informados sobre cada mudança na empresa. Uma comunicação transparente evita os boatos de demissão em massa e corte de benefícios, por exemplo. A empresa também consegue alinhar a missão e os valores com todos os funcionários. Quando as pessoas se sentem mais seguras elas não pedem demissão e não aumentam a sua taxa de turnover.

Faça programas de recompensas

Ninguém gosta de se sentir como mais um número na folha de pagamento. Os colaboradores querem ser reconhecidos pelo trabalho realizado. Desenvolver um programa transparente de agradecimento aos funcionários é uma maneira eficaz de mantê-los engajados com as metas estabelecidas para o ano. Então pense em formas criativas de premiar os funcionários seja com folgas e viagens.

Seguindo esses passos, é bem provável que você reduza consideravelmente a sua taxa de turnover.  É claro que algumas mudanças são mais simples de fazer, já outras dependem da aprovação dos diretores. Como os dados não mentem, mostrar relatórios com os resultados das entrevistas com ex-funcionários podem ajudar na tomada de decisão dos seus superiores.

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