Publicado em agosto 7, 2019

O funcionário que estiver negativado pode solicitar o empréstimo consignado?

O crédito consignado segue revolucionando o mercado privado. Tanto que hoje ele já é uma realidade bastante presente dentro de diversas empresas em todo o Brasil. Cada vez mais, diferentes companhias seguem adotando a modalidade de empréstimo consignado – que antes era somente acessível aos Funcionários Públicos e Beneficiários do INSS – como mais um benefício para seus colaboradores, que, muitas vezes, precisam de um apoio financeiro para se reerguerem, ou mesmo alcançarem um sonho ou objetivo, ainda que estejam negativados.

Mas vale dizer que o empréstimo consignado privado apenas encontra-se disponível para os colaboradores de empresas privadas que estejam conveniadas junto a alguma instituição financeira que trabalhe com a modalidade. Então, cabe a cada setor de recursos humanos (ou outra área responsável pelos benefícios da empresa) pesquisar qual instituição financeira irá atender melhor todas as necessidades de sua companhia.

Todo colaborador pode solicitar o empréstimo? Mesmo os negativados?

Após a empresa escolher a instituição que deseja trabalhar, todo o trâmite para a solicitação do empréstimo consignado acaba se tornando muito mais simples para os colaboradores, até mesmo os que estão com o nome sujo na praça.

Isso acontece, pois o dinheiro para a quitação das parcelas do empréstimo é descontado diretamente da folha de pagamento, ou seja, do salário do colaborador, algo que figura como uma garantia para a devolução do valor emprestado. Então, a partir deste vínculo, as análises habituais dos empréstimos tradicionais tornam-se de certa forma obsoletas e o fato do funcionário ter o nome sujo deixa de ser um fator decisivo para a aprovação do empréstimo.

No entanto, isso não pode ser considerado uma regra, pois existem bancos e financeiras que podem efetuar uma consulta do CPF do funcionário no SPC ou Serasa antes de decidir emprestar o dinheiro. Neste ponto, é possível dizer que algumas instituições podem até aceitar restrições mais leves ou mesmo nenhuma. Então, torna-se importante o setor de RH verificar tudo isso antes de iniciar uma parceria.

Um auxílio para o funcionário com dívidas

Ter o crédito consignado como um dos benefícios de uma empresa pode não significar apenas mais uma medida adotada, mas, acima de tudo, uma ação que oferece a possibilidade do colaborador se reerguer financeiramente, afinal, ninguém está livre de contrair dívidas.

Por exemplo, vamos dizer que o funcionário esteja com problemas na quitação de um empréstimo feito no passado. Ele decidiu pegar um dinheiro emprestado com o banco, mas devido a outros problemas acabou se atrapalhando com as parcelas. Então, os juros, que já eram altos, foram se aglomerando e fazendo com que tudo virasse uma imensa bola de neve.

Ao adquirir o crédito consignado privado, este colaborador poderá quitar a parte que falta do outro empréstimo de uma só vez e ficar livre da inadimplência. Como o empréstimo será descontado diretamente da folha de pagamento, isso pode significar uma quitação muito mais segura e sem burocracia. Além disso, é preciso dizer que a taxa de juros do crédito consignado é uma das mais baixas e vantajosas em comparação a outras linhas de crédito como o cheque especial e empréstimo pessoal.

Como resultado final, o funcionário pode ficar muito mais engajado e satisfeito com a empresa. Algo que, inclusive, interfere diretamente e positivamente na produção diária e contribui para que ele possa ir muito além do esperado por seus líderes e gestores. No final, tanto o funcionário quanto a empresa saem ganhando.

Menos juros, menos endividamento

Como já falamos acima, a taxa de juros de um empréstimo consignado é considerada a menor quando a comparamos com outras modalidades de crédito. Isso acaba sendo uma excelente facilidade para o colaborador, pois ele pode conseguir organizar melhor as parcelas do empréstimo a partir de juros menores. Por isso, o crédito consignado privado acaba sendo uma excelente alternativa para o funcionário promovendo o equilíbrio financeiro.

Fonte: Banco Central do Brasil

Saiba mais sobre crédito consignado privado

A verdade é que, sem dúvidas, o crédito consignado privado pode facilitar muito a vida de uma empresa e até mesmo a de um colaborador que esteja com restrições e problemas financeiros. Se você quiser saber mais sobre os conceitos, regras, possibilidades e benefícios do crédito consignado privado confira o nosso post: Crédito consignado privado: como ele funciona?

Categorias:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *