Publicado em dezembro 2, 2019

Onboarding em RH: como fazer a integração de novos colaboradores?

Você fez o processo seletivo e escolheu o melhor candidato. Agora é a hora de dar as “boas-vindas” e uma das maneiras de fazer isso é com o onboarding. Esta tendência, que vem crescendo em RH, está associada ao processo de integração dos novos colaboradores.

A tradução literal para este termo seria “embarcando” ou “a bordo” e, em um contexto corporativo, seriam as ações destinadas a mostrar a missão, visão, valores, cultura da empresa e apresentar os funcionários à nova equipe.  

Este processo facilita e acelera a integração do profissional ao seu novo time e a sua “nova casa”. Isso traz benefícios para a própria empresa, porque ajuda a reduzir o tempo para o colaborador se adaptar e atingir o seu potencial máximo e os custos com novos recrutamentos, admissões e demissões. 

Quer saber quais são as vantagens e como implementar o onboarding na sua empresa? Então, leia este post completo.

Quais são os benefícios da integração de novos colaboradores?

Tanto a empresa quanto os novos talentos têm muitas vantagens quando são implementadas práticas de onboarding como por exemplo: 

  • Melhoria do clima organizacional: 

Durante a integração de novos colaboradores, os profissionais têm a oportunidade de se conhecerem melhor e descobrirem o perfil de cada um. A comunicação entre os talentos da empresa fica melhor e o risco de aparecerem boatos ou ruídos diminui. 

  • Aumento de motivação: 

Uma equipe integrada aumenta a motivação dos funcionários e faz a jornada de trabalho ser mais prazerosa. Além disso, incluir o onboarding pode incentivar o novo funcionário a  valorizar a empresa e os relacionamentos com os colegas de trabalho.

  • Diminuição do número de faltas e turnover: 

Se a empresa investe em ações para deixar os funcionários mais felizes, como é o caso da integração de novos colaboradores, estes vão acabar transmitindo essa felicidade para os clientes. Esta atitude é muito importante para oferecer um bom atendimento e também para criar a percepção de que a companhia é um bom lugar para trabalhar

Hora da prática: como desenvolver o onboarding na sua empresa?

Se você ainda tem dúvidas de como fazer o funcionário ser bem recebido na sua companhia, nós selecionamos algumas ações de integração que a sua empresa pode  implementar. Confira!

Ofereça um kit de boas-vindas:

Se tem algo que pode fazer os novos funcionários se sentirem queridos, é receber uma mensagem de boas-vindas. Se a sua empresa tiver uma área de Comunicação Interna, peça para este setor fazer um texto e/ou carta com uma linguagem otimista e acolhedora. 

Vale lembrar que a mensagem não precisa ser muito longa e pode ter a assinatura do gestor imediato e, quem sabe, até do presidente. Ah, está liberado dar brinde também! Quanto mais criativo, melhor! Parece bobagem, mas alguns itens simples, como canetas, blocos, agenda, começam a construir um sentimento de afinidade e pertencimento do colaborador.

Esclareça as informações básicas:

Além da mensagem, você pode incluir informações que facilitem a ambientação do novo talento e esclareçam as dúvidas sobre o contrato de trabalho e a empresa em um kit contendo o  Código de Conduta e Ética da empresa. Neste material deve conter informações como:

  • Diretrizes;
  • Práticas de Segurança da Informação;
  • Código de vestimenta;
  • Comportamentos indevidos;
  • Calendário Corporativo;
  • Conflito de interesses;
  • Jornada de trabalho;
  • Benefícios;
  • Organograma;
  • Mapa do escritório.

Conceda os acessos necessários:

Peça para as áreas responsáveis providenciarem a criação do e-mail corporativo (caso o cargo do novo contratado utilize) e senhas de acesso ao computador e a sistemas corporativos. Verifique também se está tudo certinho com o espaço de trabalho para recebê-lo: mesa arrumada, gavetas vazias, computador, etc.

Apresente a empresa:

Que tal juntar todos os novos contratados do mês e fazer um evento – com direito a coffee break – para apresentar a empresa? Esta estratégia vai deixar os novos talentos a par da história da companhia, os produtos e/ou serviços oferecidos por ela. Além disso, eles podem se familiarizar com a missão, visão e valores da empresa.

Entretanto, deixar os participantes assistirem várias horas seguidas de palestras pode ser entediante se não tiver algo que prenda a atenção deles. Para evitar esse tipo de situação, o melhor é recorrer a estratégia de storytelling. Tente intercalar as palestras com atividades para “quebrar o gelo” dos participantes como dinâmicas, por exemplo. No final, esclareça possíveis dúvidas dos colaboradores.

Faça um tour:

Independente da empresa ser grande ou pequena, apresente para o colaborador todas as áreas e pessoas com as quais ele vai interagir.  Fazer a visitação guiada é importante para o novo contratado se sentir acolhido pela empresa e poder se situar rapidamente.

Mostre a área que o colaborador irá trabalhar:

Apresente para o funcionário o gestor, a equipe e o local que ele irá trabalhar. O ideal é o líder transmitir as informações mais relevantes como os projetos desenvolvidos e as metas do setor, por exemplo.

Escolha um colaborador para ajudar o novo contratado:

Peça para o gestor escolher o funcionário mais experiente da empresa ou aquele que tem perfil mais social, para ajudar o novo contratado a se ambientar. Como são muitas informações, ter alguém para explicar os procedimentos e esclarecer as dúvidas é fundamental.

Concluindo…

Vimos que se preocupar com a integração do novo talento é muito importante, pois tanto a empresa quanto o funcionário podem se beneficiar pelo aumento de produtividade, diminuição da taxa de turnover, melhoria do clima organizacional e da imagem da empresa. 

O profissional de RH pode começar com uma mensagem de boas-vindas, criação de kit de informações básicas sobre a empresa. Em seguida, você pode fazer uma apresentação utilizando o storytelling, tirar as dúvidas dos colaboradores e apresentá-los ao gestor imediato e à equipe. Temos certeza que, seguindo esses passos, você e os colaboradores têm muito a ganhar. 

Gostou do nosso conteúdo? Confira o post que preparamos sobre o que é Employer Branding e qual a importância dele para sua empresa.

Fontes: Kenoby, Kenoby, Xerpa, IBCCoaching, Convenia.

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